Mundo Sustentável, de André Trigueiro [Resenha]

Por Letícia Maria Klein Lobe •
29 agosto 2013

Se você quer começar a ler livros sobre sustentabilidade, Mundo Sustentável – abrindo espaço na mídia para um mundo em transformação é uma ótima opção. Escrito pelo jornalista ambiental André Trigueiro, o livro aborda diversos assuntos relacionados ao meio ambiente e à sociedade, como lixo, energia, aquecimento global, água e padrões de produção e consumo, e aponta soluções para vivermos de forma sustentável. O livro é, na verdade, uma reunião de entrevistas, artigos e comentários de André que foram transmitidos na Rádio CBN, no canal de TV a cabo Globo News, no jornal O Globo e no site Ecopop. O livro foi muito importante para o meu trabalho de conclusão de curso, que abordou o jornalismo ambiental, até porque tem uma seção dedicada a mostrar o trabalho dos jornalistas que atuam no segmento de jornalismo ambiental e como os profissionais de imprensa devem se colocar frente às questões que constituem a crise ambiental vivenciada hoje por todos os povos e países. 



Uma das partes que eu mais gosto no livro é quando André fala sobre a visão sistêmica de meio ambiente, uma ferramenta importante para compreender a realidade, pois revela o quanto seres humanos e natureza estão interligados e afetam-se mutuamente. Entender esse conceito, e aplicá-lo, é fundamental para viver sustentavelmente. Ele diz que a visão sistêmica deve começar a ser ensinada nas escolas de ensino fundamental e médio, para que as crianças cresçam sabendo a importância de preservar a natureza e zelar por ela. Numa das passagens, ele conta uma maneira de exercitar essa visão. A atividade foi realizada com estudantes de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde é professor do curso de Jornalismo Ambiental.
Mais do que a terra batida que havia antes, o asfalto acumula calor e esse calor aumenta a temperatura média do campus. A construção do estacionamento implicou também a retirada de algumas árvores, o que faz aumentar ainda mais a sensação térmica de calor. A elevação da temperatura média do campus poderá implicar o maior gasto de energia com aparelhos de ar-condicionado e ventiladores. Aumenta-se o custo operacional, eleva-se a mensalidade dos alunos. Nas áreas sem refrigeração, é possível que essa dose extra de calor gere mais desconforto e, eventualmente, perda de produtividade. 
[...] A absorção de água de chuva do asfalto é muito menor do que a da terra batida que havia antes da construção do estacionamento. Há, ainda, o complicador de não haver ralos ou galerias de água pluvial. 

[...] A maior oferta de vagas no campus facilita a vida de professores, alunos e funcionários que têm carro. [...] Aumenta-se, por outro lado, a carga de veículos nas ruas da cidade, na escala do milhar. Mais engarrafamento, mais poluição, mais emissões de gases-estufa.
Adoro esse exemplo, pois fica bem claro como tudo é interdependente. Durante a produção do meu TCC, eu aprendi que não existe dualidade entre humanidade e natureza. O homem da natureza faz parte e dela depende, como todas as outras espécies. Isso fica bem claro durante o livro, que traz um panorama dos problemas que afetam o meio ambiente e, por consequência, as pessoas, propondo maneiras de minimizá-los.

É uma leitura fácil e muito interessante. O livro foi lançado em 2005 e até hoje era muito procurado, o que levou o jornalista a lançar este ano Mundo Sustentável 2 – novos rumos para um planeta em crise, que foi além da ideia de rever o primeiro e virou um projeto novo. Afinal, como ele diz, o mundo mudou muito nesse período. Já está na minha lista de leitura! Assim que ler, faço uma resenha para o blog. Ah, os dois volumes são impressos em papel reciclado e certificado. No vídeo abaixo, André Trigueiro participa de uma conversa sobre os livros (e muito mais) no programa Sempre Um Papo. É muito interessante, recomendo!


Se você já leu o livro, o que achou? Fique à vontade para comentar!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio